Projectos

Criar hábitos e atitudes de respeito
perante outro e o meio ambiente

“Valorizar o Futuro, marcando o Presente”

A educação ambiental relaciona-se com a educação para a saúde, bem-estar e qualidade de vida, incluindo os cuidados com preservação do ambiente e segurança. Manter a sala arrumada e limpa, cuidar dos espaços exteriores, não deitar lixo para o chão, fazer reciclagens e separação de lixo, etc…, devem fazer parte do quotidiano. Esta educação pode também implicar uma observação, recolha de informação e até, uma intervenção na conservação e recuperação do nosso património natural e cultural. Esta preocupação tem sido manifestada nos mais diversos contextos, com soluções mais ou menos radicais. No entanto, nas situações do dia-a-dia poderemos contribuir, com hábitos e atitudes, com a nossa quota-parte de colaboração. É neste contexto, que surge o tema do nosso Projecto Pedagógico, que procura acima de tudo sensibilizar as crianças, para que estas assumam atitudes de respeito e preservação para com este “bem precioso” que é o Meio Ambiente .

Objectivos

  • Sensibilizar as crianças para a beleza da natureza e sua degradação.
  • Criar hábitos e atitudes de respeito para com o meio ambiente.
  • Criar hábitos de limpeza e asseio.
  • Incentivar o reaproveitamento de materiais e sua reciclagem.
  • Permitir e incentivar a separação conveniente do lixo.
  • Promover a interacção escola/família/comunidade.
  • Estimular a criança a procurar respostas e soluções para os problemas com que se vai confrontar.
  • Despertar o espírito crítico e de intervenção nas problemáticas do ambiente próximo.
  • Identificar e participar em formas de promoção do ambiente.
  • Solicitar um envolvimento de toda a comunidade local, para a concretização do nosso projecto.

 

O sucesso desta casa crescia de dia para dia, o número de crianças aumentava, daí a necessidade de se criar um Jardim de infância. Este teve inicio a 7 de setembro de 1992, em instalações provisórias; pois o ano de grande desenvolvimento foi a Setembro de 1993, quando se realizou a grande obra que deu origem a grandes alterações: a Creche e o Jardim de Infância cresceram e foi criado o A. T. L.

Mas tudo na vida tem um fim e a deste grande homem terminou a 7 de Maio do ano 2000, para grande pesar de todos aqueles com quem convivia.

A morte chega mas a vida não pára e, como tal, também esta casa teve de continuar, tendo como sucessor o Dr. João Eduardo Leitão Bompastor, que entre muitos projectos conseguiu concretizar um dos projectos de António Ferreira Vila Cova, a compra de um Mini-Autocarro. Presidiu até Dezembro do ano 2003, altura em que foi substituído pelo seu irmão, Sr. Vitor Ramiro Leitão Bompastor, que continuará a dar continuidade a vários projectos, nomeadamente a ampliação das instalações.

Actualmente somos uma casa de prestígio, onde todos sentem orgulho em trabalhar, pois foi com o esforço de todos, que hoje somos aquilo que somos e que lutaremos por sermos sempre melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *