[vc_row type=”in_container” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” top_padding=”80″ bottom_padding=”5″][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_position=”all” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ width=”1/1″][vc_column_text]Era uma vez um senhor chamado António Ferreira Vila Cova, que morava numa terra chamada Caxinas e que se preocupava muito com os pescadores velhinhos que já se tinham reformado. Então, começou a pensar numa forma dos velhinhos poderem conviver uns com os outros num local seguro.

E o que fez este senhor?

Resolveu criar um local onde os velhinhos pudessem passar o dia, podendo almoçar, distrair e descansar os seus corpos cansados ao fim de uma vida de muito trabalho. E, assim, nasceu a Associação de Protecção à Terceira Idade António Ferreira Vila Cova, em 29 de Junho de 1981.
Tudo foi possível graças à Câmara Municipal de Vila do Conde, que ofereceu o terreno para a construção do prédio que foi e continua a ser a nossa sede.

A preocupação deste grande homem não foi somente dirigida aos “velhinhos”, sentiu também a necessidade de apoiar as famílias das Caxinas, criando um espaço onde os seus filhos se sentissem protegidos. Nasceu assim, em 1989, a nossa Creche, data em que António Ferreira Vila Cova tomou posse como Presidente desta Associação, iniciando-se o grande desenvolvimento desta casa.

Já tínhamos um Centro de Dia e uma Creche, mas para António Ferreira Vila Cova não era suficiente, era preciso apoiar aqueles que não tinham família e não podiam sair de suas casas. Comprou-se, então, uma carrinha e criou-se o Apoio Domiciliário.

O sucesso desta casa crescia de dia para dia, o número de crianças aumentava, daí a necessidade de se criar um Jardim de infância. Este teve inicio a 7 de setembro de 1992, em instalações provisórias; pois o ano de grande desenvolvimento foi a Setembro de 1993, quando se realizou a grande obra que deu origem a grandes alterações: a Creche e o Jardim de Infância cresceram e foi criado o A. T. L. .
Mas tudo na vida tem um fim e a deste grande homem terminou a 7 de Maio do ano 2000, para grande pesar de todos aqueles com quem convivia.

A morte chega mas a vida não pára e, como tal, também esta casa teve de continuar, tendo como sucessor o Dr. João Eduardo Leitão Bompastor, que entre muitos projectos conseguiu concretizar um dos projectos de António Ferreira Vila Cova, a compra de um Mini-Autocarro. Presidiu até Dezembro do ano 2003, altura em que foi substituído pelo seu irmão, Sr. Vitor Ramiro Leitão Bompastor, que continuará a dar continuidade a vários projectos, nomeadamente a ampliação das instalações.

Actualmente somos uma casa de prestígio, onde todos sentem orgulho em trabalhar, pois foi com o esforço de todos, que hoje somos aquilo que somos e que lutaremos por sermos sempre melhor.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.